Adobe Fireworks
É uma ferramenta de criação e manipulação de imagens vetoriais ou bitmaps. Foi originalmente desenvolvido pela empresa Macromedia e lançado no ano de 1998. No ano de 2005, a gigante da área de criação, Adobe adquiriu a empresa de desenvolvimento, juntamente com todos os softwares da companhia.
O Fireworks foi uma ferramenta que teve grande destaque no meio criativo, ganhando vários adeptos e bastante fama. Com o passar do tempo, as principais funções foram incorporadas em outras ferramentas da suíte de aplicativos Adobe e sua popularidade diminuiu drasticamente, ao ponto de não receber mais atualizações desde 2015.
Alternativas gratuitas
Vamos conhecer algumas alternativas interessantes e totalmente gratuítas. São soluções que oferecem recursos semelhantes ou superiores, tudo vai depender do seu interesse em aprender uma nova ferramenta.
Confira nossa lista:
Plataformas: GNU/Linux, macOS, Windows e #BSD.
Talvez a melhor alternativa gratuita e livre ao Fireworks, seja o Inkscape.
Trata-se de um software livre para editoração de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem.
O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.
Fonte: wikimedia
Plataformas: GNU/Linux, macOS, Windows e #BSD.
É um componente do Calligra Suite (pertencente ao projeto KDE), que é a junção de editor de arte gráfica e programas para escritório.
Apesar de não tão popular, o Karbon oferece uma gama interessante de recursos, como uma interface totalmente customizável, suporte à extensões, scripts e vários formatos de arquivo para importação e exportação. Dentre os formatos suportados, estão: ODG, SVG, PNG, PDF, WMF.
Fonte: Calligra Project
Plataformas: Web, GNU/Linux, OSX, Windows, Chrome OS e #BSD
Uma opção bastante interessante, o Gravit Designer é totalmente baseado na web, funcionando nos navegadores mais atuais, como Firefox, Opera e Chrome. Possui bastante recursos e curva de aprendizado consideravelmente pequena, oferecendo funcionalidades avançadas em uma interface moderna.
Os formatos suportados são: PDF, PNG, JPG e SVG.nFonte: Christian Krammer Personal Page
Alternativas pagas
Existem muitas alternativas pagas ao Fireworks, porém escolhi apenas as mais populares para recomendar.
Dentre elas, podemos ver soluções da própria Adobe, que é conhecida por incorporar soluções rivais, ao comprar as empresas que desenvolvem esses softwares.
Plataformas: Windows
Muito distante da fama do passado, o CorelDRAW ainda é uma alternativa recomendada, dado o poder da ferramenta, sua baixa curva de aprendizado, preços mais acessíveis que a concorrência, dentre outros fatores. Algo que pesa negativamente, é a limitação de plataformas, uma vez que atualmente só exista versão nativa para o sistema da Microsoft, diferente do passado, quando era multiplataforma.
Trabalha com muitos formatos, além dos tradicionais RGB, ele exporta em CYMK, recomendado para impressão.Fonte: coreldraw.com
Plataformas: OSX e Windows
Ganhando cada vez mais popularidade, o software da Serif é apontado por muitos como uma das melhores alternativas aos saudosistas do Fireworks. Com valores acessíveis, com certeza é uma opção para ser acrescentada na lista de qualquer um.
Suporta praticamente todos os formatos já citados em outros softwares. Fonte: affinity.serif.com
Plataformas: OSX e WindowsnChegamos à alternativa que naturalmente, mais se aproxima dos recursos de eu irmão. O Illustrator incorporou os melhores recursos, acrescentou novas funções e consolidou o nome da Adobe no mercado, principalmente pela boa integração com as demais ferramentas da empresa. Pode não ser a opção mais em conta, mas é de longe, o sucessor espiritual do Fireworks.
Importa e exporta uma quantidade significativa de formatos.nFonte: Tudo Sobre o Illustrator – Techtudo.com.br
Conhece ou indica outras alternativas ao Adobe Fireworks? Deixe nos comentários!